Catolicismo E Xamanismo: Reflexões Sobre Pajelança Amazônica, Renovação Carismática E Outros Movimentos Eclesiais Revista Pós Ciências Sociais

· 4 min read
Catolicismo E Xamanismo: Reflexões Sobre Pajelança Amazônica, Renovação Carismática E Outros Movimentos Eclesiais Revista Pós Ciências Sociais

Este modo ajusta o site para a conveniência de usuários com deficiências visuais como Visão Degradante, Visão de Túnel, Catarata, Glaucoma e outros. A Igreja Medieval exerceu grande influência em todos os âmbitos da vida das pessoas na Idade Média. Por meio da promessa de uma boa vida nos céus, ela conseguiu poderes que lhe permitiram acumular uma quantidade enorme de bens. Tudo isso causou o descontentamento que resultou no Protestantismo e na decadência da Igreja Católica. A Inquisição foi o período em que houve perseguição às pessoas consideradas hereges. Com a ascensão desse tipo de movimento, a Igreja se viu obrigada a tomar uma atitude para manter o controle e o poder.

Isso ocorre tanto em relação às sensibilidades do modo de ser católico, como na relação, de aproximação e distanciamento, com a própria instituição religiosa. Ao longo dos séculos, essas diferenças foram se acentuando, passando  site com mais detalhes  como uma crise de autoridade sobre a verdade da crença cristã. Em 867, a Igreja de Constantinopla, dominada pelo imperador bizantino, não reconheceu mais a autoridade da Igreja de Roma, em virtude, principalmente, da independência e do poder que esta havia constituído no continente europeu. Antes da cisão entre as duas igrejas havia  uma unidade entre elas em decorrência da estrutura do Império Romano.


Inquisição



Em se tratando de moralização de condutas, as intenções de protestantes, católicos e maçons não eram tão díspares quanto podem parecer numa análise estreita. Os ultramontanos buscavam com disposição instilar o rigor disciplinar entre os trabalhadores imigrantes tendo em vista a composição de uma nova ordem social, um tanto quanto ameaçada pelos ideais políticos anarquistas, dos quais os italianos não estavam distantes. Em Tão longe tão perto, ficam claras as lições atuais ditadas pela historiografia nesse início do século XXI e não ignoradas pela autora. Uma delas é tentar apreender o que dizem os autores discutidos, reconhecendo que eles possuem uma competência própria para analisar sua situação. Outra infl uência marcante do texto – esta já com referência explícita em trechos da obra de Domingues e não necessariamente distante da proposta acima referida – está em seguir a trilha do movimento intelectual conhecido como linguistic turn, ou virada linguística. Compreendendo os pressupostos dessa corrente, Beatriz Domingues consegue perceber os escritos jesuíticos e não jesuíticos dos Setecentos – sejam eles a favor ou contra o papel dos inacianos – longe dos maniqueísmos muito comuns na historiografia, tais como “pombalismo X jesuitismo”, “ilustração X escolástica”, “razão X religião”.

  • Nas leituras dos periódicos, percebeu com perspicácia a disputa que se travava entre o movimento político anarquista e o movimento religioso católico ultramontano pelo controle do imigrante.
  • A obra, escrita pelo educador e tradutor francês Allan Kardec, reúne mais de mil princípios doutrinários da religião.
  • Tal qualificação tende, contudo, a introduzir uma dicotomia no campo da religião.
  • Nesse paralelo, a Igreja inquietava-se com o crescente questionamento da autoridade estabelecida por ela mesma e pelos governos monárquicos.
  • Importante lembrar, aqui, que a Igreja é uma instituição cujo fim é a salvação da humanidade, consoante a execução de finalidades que justifiquem a sua própria existência institucional, influenciando uma construção de estratégias com a obtenção de resultados coerentes na sua missão de objetivos gerais.


No entanto, também na discussão sobre o tamanho dessa vertente católica, ponderamos que nunca houve no Brasil pesquisas que pudessem apontar estatisticamente um número confiável, mesmo que aproximado, da quantidade de católicos vinculados às CEBs. Portanto, não podemos afirmar concretamente que o cristianismo da libertação mantém sua força por meio das comunidades de base. Se há incertezas quanto aos números referentes aos carismáticos, com relação aos cristãos da libertação a dúvida é ainda maior. Diante das leituras apresentadas acima, avaliamos que, mesmo com o aumento da concorrência no mercado de bens de salvação, o catolicismo se apresenta com força na disputa pela preferência dos fiéis. Nesse sentido, é preciso aprofundarmos o debate, discutindo até que ponto o declínio da instituição corresponde à diminuição da influência da cultura católica na sociedade brasileira e no campo religioso.

A Igreja De Roma Como Santa Sé Formadora Da Igreja Católica Brasileira


Dito isto, constata-se, é preciso posicionar as ocorrências como parte de um conjunto de ações e da mobilização de recursos integrados para o fortalecimento da identidade nacional em associação ao catolicismo. Do mesmo lado Mainwaring , estudioso das artes, caracterizou a atuação da Igreja nessa fase pelas “[...] adaptações institucionais aos desafios de existir numa república secular [...]. Para ele, a visão e as ações da mesma tiveram precedentes, contudo, concordando com Azzi, não seria antes do decênio de 1920 que esse novo modelo de Igreja, da neocristandade, viria a florescer”40.

  • De fato, a intelectualidade católica agrupada realizou uma forte campanha em prol das emendas religiosas74.
  • Em curso, o Estado pareceu não fazer distinção entre o que era crime e o que era dissidência política, entre protesto e revolução.
  • Nesse tempo, a igreja acusou os métodos de ensino nas disciplinas filosóficas e a “inqualificável doutrina do comunismo”, com os responsáveis por enganar e corromper a juventude, dando “[...] o veneno da serpente [...] da Babilônia”27.
  • Assim, se compararmos as estimativas feitas nos anos 1990 com aquelas dos anos 2000, identificaremos um crescimento significativo dos católicos de vertente carismática no país.
  • Para tanto, foi realizada uma pesquisa de bases etnográficas com os católicos da comunidade tricentenária de Brumal , buscando-se observar as diferentes constituições corporais e os diferentes usos do corpo durante as manifestações dessa comunidade de fé.